Assente em pressupostos que visam promover o desenvolvimento global do ser humano, nas suas várias dimensões, a Escola Superior de Saúde Atlântica (ESSATLA), tem procurado formar profissionais competentes, autónomos e criativos dotados de conhecimentos técnicos, científicos e humanistas. Assim, na nossa Instituição, orientamo-nos pelos princípios da excelência, mas também pela integração dos saberes, valorizando a formação técnica em contexto profissional em articulação com a aprendizagem ao longo da vida.

Como linha orientadora do nosso percurso, promovemos também o intercambio de experiências educativas, científicas e culturais através da mobilidade dos nossos docentes, dos estudantes e da participação com congéneres europeias em candidaturas a projetos de investigação internacionais.

A identidade da ESSATLA enquanto instituição de ensino e investigação, tem passado por uma forte componente de prática em contexto profissional, através do ensino em contexto clínico, onde temos desenvolvido uma estreita articulação com a comunidade profissional envolvente, contribuindo desta forma para a empregabilidade e inserção na vida ativa dos nossos diplomados.

Esta interligação com a comunidade tem sido um princípio norteador do nosso projeto educativo, científico e cultural, salientando-se a criação da Clínica Universitária e o desenvolvimento de Projetos Sociais e Científicos em articulação com as Camaras Municipais envolventes.

A nossa missão passa pela oferta de um ensino qualificado em constante atualização, pela promoção de um saber integrado nas suas várias dimensões, pela participação crescente dos nossos estudantes nos projetos sociais, profissionais e científicos da instituição e claro, pela cooperação nacional e internacional.

É neste contexto que temos a honra de vos receber. Sejam Bem-Vindos!

 

Prof. Doutora Olga Valentim

Presidente da Escola Superior de Saúde Atlântica