Sejam bem-vindos à ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica.

Hoje tem início um novo ano letivo, cujo principal objetivo visa o desenvolvimento de cada estudante em todo o seu potencial, humano, técnico e científico.

Deste modo, investimos no avanço das fronteiras do conhecimento, nomeadamente, através da atualização constante dos nossos docentes, no incentivo à investigação e na renovação de espaços e equipamentos. Contudo, o nosso principal foco é a formação e desenvolvimento do vosso pensamento crítico, o qual conduz à qualidade crescente do ensino, mas, em simultâneo, à construção de uma comunidade mais justa e solidária. Esta visão humanista da ESSATLA promove o estabelecimento de uma relação de proximidade com os nossos estudantes, onde cada um assume um papel especial na construção de uma responsabilidade social, que responda às necessidades da sociedade atual, através de uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, assentes em valores humanos, tais como, o respeito pela dignidade e liberdade humanas, tendo um olhar especial pelas populações mais vulneráveis.

A ESSATLA promove esta filosofia integrativa, também através do estabelecimento de protocolos com reconhecidas universidades mundiais, facto que é observado através do número considerável de estudantes das mais diversas nacionalidades. Este intercâmbio vem, de igual modo, contribuir para o desenvolvimento do potencial humano, alicerçado em sólidos pilares ético-relacionais, como o respeito pela multiculturalidade, diversidade e individualidade.

É com este empenho no desenvolvimento do potencial humano que vos recebemos na família Atlântica, reiterando, em particular aos novos estudantes, uma mensagem muito especial de Boas Vindas e os votos de um excelente trabalho. Desejamos que encontrem na ESSATLA a resposta integral às vossas expectativas, de forma a que todos juntos possamos construir experiências e oportunidades de aprendizagem fundamentais para nos podermos afirmar como agentes de transformação social.

Hortense Cotrim

Presidente da ESSATLA