Prevention of Falls and Fall Injuries in the Older Adult

Professor Luís Sousa

Finalidade e Âmbito

A finalidade da implementação desta guideline no currículo do curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) é desenvolver/melhorar a confiança, o conhecimento, as habilidades e competências de todos os estudantes na identificação do risco de queda em pessoas adultas e idosas, nos estabelecimentos de saúde e definir um plano de cuidados de modo a previr a ocorrência de quedas. A guideline Prevention of falls and fall injuries in the older adult aplica-se nas áreas de prática clínica, como unidades de cuidados agudos e cuidados de longa duração. Neste sentido, pretende-se que esta guideline ajude a preparar/capacitar os estudantes do CLE para a prevenção de quedas em adultas e idosas em contexto clínico, de modo a que sejam capazes de:

– Identificar os fatores de risco de quedas em pessoas adultas e idosas

– Definir um diagnóstico de risco de queda acurado à situação clínica da pessoa adulta e idosa

– Estabelecer e implementar um plano de cuidados adequado à situação clínica da pessoa adulta e idosa

Engaging Clients Who Use Substances

Coordenador de Projeto

Professora Olga Valentim

Finalidade e Âmbito

Os problemas derivados do uso de substâncias podem ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começam na adolescência (SICAD, 2016; WHO, 2014). Em determinadas situações e dependendo do tipo de substâncias consumidas, o uso de substâncias pode levar a problemas físicas, psicológicos e sociais em indivíduos, independentemente do seu status socioeconómico ou da sua localização geográfica.

As diretrizes de melhores práticas são desenvolvidas sistematicamente para ajudar os enfermeiros e a equipe interprofissional a tomar decisões sobre cuidados de saúde apropriados.

A Guideline Engaging Clients Who Use Substances apresenta recomendações baseadas em evidências, relacionadas à avaliação e intervenção para pessoas com 11 anos ou mais anos que usam substâncias e podem estar em risco ou ter um transtorno por uso de substâncias. Ainda incluí recomendações de educação, organização e políticas para melhorar o acesso aos cuidados a estas pessoas.

Esta diretriz é projetada para se aplicar a todos os cenários de prática e em todos os domínios da prática de enfermagem – incluindo clínica, gestão e educação. Neste sentido, pretende-se capacitar os estudantes do CLE a tornarem-se mais confiantes e competentes ao cuidar de pessoas que usam substâncias, relativamente à triagem, avaliação e intervenção na gestão do uso de substâncias e transtornos por uso de substâncias.

A implementação desta guideline no currículo do curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), pretende, assim, ir ao encontro do preconizado pela ESSATLA sobre o perfil de competências do licenciado em enfermagem.

Practice Education in Nursing

Coordenador de Projeto

Professora Vanessa Antunes

Finalidade e Âmbito

Esta guideline foi desenvolvida com o objetivo de emitir recomendações  baseadas na evidência, que sustentem e promovam o processo de aplicação do conhecimento dos estudantes de enfermagem numa variedade de ambientes e contextos de aprendizagem.

Estas linhas orientadores exploram as relações entre estudantes, professores, orientadores de ensino clínico, enfermeiros e outros membros das organizações de saúde, baseando as suas recomendações na qualidade da educação e na excelência dos cuidados de enfermagem.

A guideline constitui-se como um documento facilitador do desenvolvimento e avaliação de procedimentos, protocolos, programas e políticas educacionais baseadas na melhor evidência científica. A sua implementação considera a inclusão dos principais atores envolvidos no ensino e no desenvolvimento da profissão da enfermagem: instituições académicas; instituições prestadoras de cuidados de saúde; e decisores políticos.

Este projeto engloba a disseminação do conhecimento produzido, o que permitirá articular os indicadores de resultado da guideline com metas investigativas.

Primary Prevention of Childhood Obesity

Coordenador de Projeto

Professora Joana  Marques