Professor Elsa Monteiro
Finalidade e Âmbito
A finalidade da implementação desta guideline no currículo do curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) é desenvolver/melhorar a confiança, o conhecimento, as habilidades e competências de todos os estudantes na identificação do risco de queda em pessoas adultas e idosas, nos estabelecimentos de saúde e definir um plano de cuidados de modo a previr a ocorrência de quedas. A guideline Prevention of falls and fall injuries in the older adult aplica-se nas áreas de prática clínica, como unidades de cuidados agudos e cuidados de longa duração. Neste sentido, pretende-se que esta guideline ajude a preparar/capacitar os estudantes do CLE para a prevenção de quedas em adultas e idosas em contexto clínico, de modo a que sejam capazes de:
– Identificar os fatores de risco de quedas em pessoas adultas e idosas
– Definir um diagnóstico de risco de queda acurado à situação clínica da pessoa adulta e idosa
– Estabelecer e implementar um plano de cuidados adequado à situação clínica da pessoa adulta e idosa
Engaging Clients Who Use Substances
Coordenador de Projeto
Professora Olga Valentim
Finalidade e Âmbito
Os problemas derivados do uso de substâncias podem ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começam na adolescência (SICAD, 2016; WHO, 2014). Em determinadas situações e dependendo do tipo de substâncias consumidas, o uso de substâncias pode levar a problemas físicas, psicológicos e sociais em indivíduos, independentemente do seu status socioeconómico ou da sua localização geográfica.
As diretrizes de melhores práticas são desenvolvidas sistematicamente para ajudar os enfermeiros e a equipe interprofissional a tomar decisões sobre cuidados de saúde apropriados.
A Guideline Engaging Clients Who Use Substances apresenta recomendações baseadas em evidências, relacionadas à avaliação e intervenção para pessoas com 11 anos ou mais anos que usam substâncias e podem estar em risco ou ter um transtorno por uso de substâncias. Ainda incluí recomendações de educação, organização e políticas para melhorar o acesso aos cuidados a estas pessoas.
Esta diretriz é projetada para se aplicar a todos os cenários de prática e em todos os domínios da prática de enfermagem – incluindo clínica, gestão e educação. Neste sentido, pretende-se capacitar os estudantes do CLE a tornarem-se mais confiantes e competentes ao cuidar de pessoas que usam substâncias, relativamente à triagem, avaliação e intervenção na gestão do uso de substâncias e transtornos por uso de substâncias.
A implementação desta guideline no currículo do curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), pretende, assim, ir ao encontro do preconizado pela ESSATLA sobre o perfil de competências do licenciado em enfermagem.
Practice Education in Nursing
Coordenador de Projeto
Professora Cristiana Firmino
Finalidade e Âmbito
Esta guideline foi desenvolvida com o objetivo de emitir recomendações baseadas na evidência, que sustentem e promovam o processo de aplicação do conhecimento dos estudantes de enfermagem numa variedade de ambientes e contextos de aprendizagem.
Estas linhas orientadores exploram as relações entre estudantes, professores, orientadores de ensino clínico, enfermeiros e outros membros das organizações de saúde, baseando as suas recomendações na qualidade da educação e na excelência dos cuidados de enfermagem.
A guideline constitui-se como um documento facilitador do desenvolvimento e avaliação de procedimentos, protocolos, programas e políticas educacionais baseadas na melhor evidência científica. A sua implementação considera a inclusão dos principais atores envolvidos no ensino e no desenvolvimento da profissão da enfermagem: instituições académicas; instituições prestadoras de cuidados de saúde; e decisores políticos.
Este projeto engloba a disseminação do conhecimento produzido, o que permitirá articular os indicadores de resultado da guideline com metas investigativas.