Pós-Graduação em Surf & Health

Pós-Graduação em Surf & Health

Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

user  Coordenação: Lara Costa e Silva / Pedro Seixas


opened-email-envelope  estudosposgraduados@uatlantica.pt


calendar  4 de novembro de 2022


clock-circular-outline  6ª feira: 16h – 20h | Sábado: 9h – 13h e 14h – 18h


exam   25 ects


calendar (1)  150h


translation  PT


placeholder  Barcarena


O surf como desporto de ação tem movido cada vez mais profissionais das diversas áreas (comunicação, indústria, ambiente), e a saúde não é exceção. O conhecimento da especificidade desta modalidade, tem movido profissionais do exercício e da saúde a pensarem em estratégias que potenciem não só a performance e bem-estar dos seus atletas, mas que garantam também uma prática desportiva segura e adequada, independentemente da experiência do praticante.

Os desafios e constrangimentos inerentes à prática desta atividade desportiva, apresenta como ponto comum o mar, mas diverge em vários aspetos, dependendo da zona geográfica onde o praticante se possa encontrar: ventos, tipo de fundo do mar (areia, rochoso, misto), correntes, variações de temperatura, fauna e flora marinha.

É desejável que os promotores de saúde que intervêm com os surfistas conheçam e dominem os skills práticos para fazer face, não só às necessidades que o praticante possa apresentar, como às adversidades que possam ocorrer.

Assim, os profissionais de saúde e exercício devem reunir as competências necessárias para agir na promoção, prevenção e intervenção nesta área, necessitando de ferramentas técnicas especificas de modo a dar uma resposta o mais efetiva e abrangente possível.

Pretende-se com esta pós-graduação, que os formandos adquiram conhecimentos e competências ao nível da promoção, prevenção e intervenção em saúde nas diversas áreas que abrangem o surf, integrando o conceito de equipa multidisciplinar.

No âmbito dos desafios da inovação e do progresso este curso convida Fisioterapeutas, Médicos, Treinadores e outros profissionais de saúde de referência para garantir a atualização dos conteúdos programáticos e oferecendo uma grande variedade de unidades curriculares de qualidade que permitem ao formando construir o seu próprio currículo.

Objetivo Geral

Desenvolver nos diferentes profissionais abrangidos conhecimentos que lhes permitam desenvolver competências de promoção, prevenção e intervenção em saúde nas suas áreas de conhecimento, baseando-se numa análise crítica da evidência científica na área do surf.

Desenvolver nos formandos critérios de referenciação para os diversos profissionais da equipa multidisciplinar de acordo com os problemas apresentados.

 

Objetivos Específicos

  • Desenvolver competências ao nível dos conhecimentos de avaliação, prevenção e intervenção nas lesões mais prevalentes do surf, de acordo com as diferentes áreas de conhecimento.
  • Desenvolver competências na ajuda em primeiros socorros, salvamento em meio aquático, incluindo locais remotos com poucos recursos.
  • Desenvolver competências na ajuda à prática do surf, na aquisição de competências técnicas e motoras com populações especiais, de acordo com a sua maturação biológica e necessidades (jovens, surf adaptado, big wave surfing).
  • Aumentar o conhecimento e desenvolver critérios de aplicabilidade de estratégias de apoio psicológico, nutricional e de treino físico específico para surfistas.
  • Aumentar a capacidade para desenvolver o espírito crítico e o raciocínio clínico na resolução de novos problemas nas diversas temáticas abordadas.

António Silva (Big wave rider)

 

Bárbara Campos (MD)

Assistente hospitalar de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Ortopédico Sant’ Iago do Outão e coordenadora do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Grupo Joaquim Chaves Saúde. Concluiu a licenciatura em Medicina pela FCML, UNL em 2006 e o Internato médico em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de São Francisco Xavier, CHLO em 2014.

Palestrante em múltiplos cursos, nacionais e internationais dentro da sub especialidade do Ombro. Coordenadora de tese de mestrado em biomecânica do ombro pelo INEGI.

Membro da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva.

Dedicação exclusiva à área do Ombro, nomeadamente cirurgia artroscópica, artroplástica e traumatológica.

 

Enrique Lenzano (treinador de surf)

Treinador de surf Grau II e pós-graduação em Surf na Faculdade de Motricidade Humana (2013). Foi selecionador nacional-adjunto de Surf e como empreendor fundou projetos de relevância no surf nacional como a More Than Surfing (2008), Academia Profissional de Surf (2015), Kike Surf Coach (2017). Reconhecido com o prémio de melhor treinador de surf na gala Ondas de Ouro em 2015, tem contribuido para a construção de carreiras de atletas de topo nacional e europeus como Luís Perloiro e Teresa Bonvalot. Foi ainda Diretor Técnico do projeto de Surf Competição do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos lombos, onde adaptou e implementou o programa de Long Term Athlete Development para o Surf que ainda se mantém.

 

Hans van den Broek (Lifeguard & Surf instructor)

International Surfing Association educational programs presenter (…); Royal Lifeasving Society National trainer Assessor (…); Surfing Medicine International ASLS course instructor (since …); Former dutch longboarding champion (…); Surf entrepreneur and founder of The Shore (Scheveningen, NL).

 

 

Inês Vale (psicóloga clinica)

 

Ingvar Berg (MD)

 

João Macedo (Big wave rider)

 

João Moreira Pinto (PhD, MD)

Assistente hospitalar e Cirurgia Pediátrica e Diretor Científico do Hospital-Escola da Universidade Fernando pessoa. Doutorado em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho em 2014; Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciência Biomédicas Abela Salazar da Universidade do Porto em 2004; Pós-graduado em Economia da Saúde pela Universidade de York em 2020; Investigador colaborador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto; Membro da Direção da Health4Moz; ONGD de apoio à formação em Medicina em Moçambique; Dedica-se às áreas da cirurgia minimamente invasiva, inovação em saúde, educação médico-cirúrgica e medicina do surf.

 

João Parisot (treinador apneia)

 

João Taborda (Terapeuta Ocupacional)

Terapeuta Ocupacional formado pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (1999), obteve o graus de Mestre em Educação Física e Desporto (Gestão do Desporto) (2009) e a Pós-gradução em Saúde e Desenvolvimento – Gestão de Projectos e Programas, (2011). Doutorando de Saúde Internacional – Políticas de Saúde e Desenvolvimento (2013/2014) Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT-UNL), foi docente e Monitor de estágios para Terapeutas Ocupacionais de 2002 a 2015. É treinador de Surf desde 2006 (Grau 1) e Grau 2 (desde 2019), sendo docente convidado nos cursos de formação de Treinadores de Surfing Grau 1 e Grau 2, coordenador na Unidade Curricular de Desporto Adaptado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa (desde 2021). Foi Coordenador do Departamento de Formação e Inovação na Associação Portuguesa de Surf Adaptado (2012-2016) e é Diretor Técnico da ASUPP e Coordenador Responsável pelo Departamento de SUP Adaptado e para Populações Especiais (desde 2017). Classificador de Para-Surfing na International Surfing Association (ISA) (desde 2018), e dos atletas da seleção nacional, tendo sido também formador de Surf Adaptado e para Populações Especiais do Curso Treinadores de Surf Grau I e II na Federação Portuguesa de Surf.

Foi organizador de vários projetos de surf adaptado/inclusivo em Portugal, Cabo Verde e Angola, tendo feito parte da organização do primeiro evento de Surf Adaptado em Angola em parceria com o Comité Paralímpico de Angola e Centro Reabilitação de Luanda (Abril 2017). É membro da Direção da ONG Ambiental SOS – Salvem o Surf (desde 2003) e Coordenador e Treinador dos projetos de âmbito social no Ericeira Surf Clube (desde 2020).  Autor e Co-autor de vários artigos científicos e comunicações em conferências nas áreas de terapia ocupacional, saúde e desenvolvimento, gestão desportiva, desporto adaptado e inclusão social.

 

Lara Costa e Silva (Fisioterapeuta, PhD)

Doutorada em Ciências da Motricidade no ramo de reabilitação, pela Universidade de Lisboa, com projeto aprovado pela FCT (2018). Título de Especialista em Ciências da Fisioterapia (2013). Investigadora no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa desde 2011. Publicou artigos científicos em revistas especializadas e realizou várias comunicações na área da epidemiologia das lesões desportivas em crianças e adolescentes. Professora adjunta na ESSATLA desde 2008 e coordenadora do Curso de Licenciatura em Fisioterapia desde 2017.

 

Leonor Avó (instrutora de Yoga)

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Estagiou na farmácia do hospital de Santa Maria e desde então dedicou-se à Indústria farmacêutica, tendo ocupado diversas posições dentro da área regulamentar, qualidade, farmacovigilância, bem como marketing e business development. Passando por diversas multinacionais tais como Baxter e Madaus Pharma, ingressou nos quadros técnicos da UCB Pharma em 2011 como diretora técnica e Medical Scientific Liaison.  Em 2014 foi convidada para ser responsável pela área médica da Imunologia da UCB Pharma em toda a península Ibérica e desde 2015 é responsável pela estratégia europeia da área médica em Dermatologia na UCB Pharma. Apaixonada pelo bem estar holístico de todos os seres humanos, descobriu no yoga a chave para um equilíbrio mental, físico e emocional e tornando-se certificada no Método Osseus Yoga – Gravity Research.

 

Nuno Lança (MD)

 

Nuno Morais (fisioterapeuta)

Fisioterapeuta com mais de 35 anos de experiência, ex-jogador e fisioterapeuta da Seleção Nacional de Rugby, tem desenvolvido a sua prática clínica privada desde 1988 e mais especificamente na Fisiotrauma, em Cascais desde 1998. Tendo tratado já inumeros surfistas nacionais e internacionais, acompanha com frequência o seu filho (Frederico Morais, surfista do World Tour) nas várias etapas do campeonato do mundo da World Surf League.

Para além de ser considerado uma referência nacional da fisioterapia no tratamento das lesões músculo-esqueléticas, principalmente relacionadas com o desporto, mantém também constante atualização na aquisição de competências, nomeadamente na Ecografia músculo-esquelética e técnica EPIÒ desde 2015.

 

Nuno Oliveira (MD)

 

Pedro Seixas (Fisioterapeuta)

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Atlântica, desde 2017; Fisioterapeuta Licenciado pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2005), criou a marca SurfisioÒ em 2012 para apoio no tratamento e prevenção de lesões em surfistas, tendo concluído a Pós-Graduação em Surf na Faculdade de Motricidade Humana (2013); Realizou várias comunicações em conferencias e congressos nacionais e internacionais na área do tratamento e prevenção de lesões no surf. Atualmente a concluir o Doutoramento em Ciências da Motricidade no ramo de Treino Desportivo, na Faculdade de Motricidade Humana, relacionado com os aéreos no surf; Dedica-se à investigação e intervenção nas áreas da fisioterapia cardio-respiratória, e ao tratamento e prevenção de lesões desportivas no surf e big wave surfing.

 

Ricardo Gomes (Instrutor )

Desde os anos 90, que combina a prática de surf e natação, com a aprendizagem e prática do yoga, meditação e Chi-kung. Se no seu conjunto contribuíram para a procura do equilíbrio pessoal, foi com as práticas mais meditativas que cedo aprendeu a importância do uso correcto e consciente da respiração, para o dia-a-dia e prática desportiva.

Em 2017, iniciou a prática do Método Wim Hof, tornando-se instrutor certificado em 2019, depois de estudar e praticar com Wim Hof, o fundador do método.

De 2019 a 2022, tem vindo a frequentar diversos cursos e aprofundar os seus conhecimentos com as metodologias de Dan Brulé, Master Breathworker e fundador do Método Just Breath, Drº Stig Severinsen, fundador do método Breatheology e Drº Patrick Mckeown, fundador do método Oxygene Advantage.

Em finais de 2021, completou o curso “Fundamentals of Heart Rate Variability”, aprovado pela National Academy of Sports Medicine (NASM) com o objetivo de integrar técnicas respiratórias precisas, para incremento da variabilidade cardíaca e acelerar a recuperação do equilíbrio do sistema nervoso.

Em Dezembro de 2021, criou o conceito Surf Breath Training, para proporcionar cursos de formação para surfistas em “Respiração Consciente para o Surf”, em parceria com João Pedro Parisot da Wave Crushers Training System, com quem treina à 3 anos.

Desenvolve igualmente programas de instrução a executivos, para regulação do stress e recuperação.

 

Roberto Mendonça (Nutricionista, PhD)

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Doutorado em Nutrição (Nutrição no Desporto) pela Universidade de Granada (2014), Espanha. Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Granada (2011), Espanha. Licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Alimentação da Universidade do Porto (2009). Membro da Coordenador da licenciatura em Ciências da Nutrição e Professor auxiliar na Universidade Atlântica (desde 2015). Membro do Conselho Pedagógico do Instituto Universitário da Atlântica. Membro do Grupo de Investigação CTS-101: Comunicação Intercelular no Centro de Investigação Biomédica da Universidade de Granada (desde 2010), Espanha; e membro do Centro de Investigação de Estudos Sociedade, Organização e Bem-Estar (CESOB) da Atlântica. Detém mais de 10 anos de experiência em investigação clínica com diversos artigos científicos publicados em revistas indexadas ao Journal Citation Report.

 

Tomás Machado (treinador)

 

Tomaz Morais (treinador, diretor técnico)

Licenciado em Educação Física e Desporto pela ULHT em 1996, teve um percurso notável no Rugby nacional e Internacional desde 1978 tendo sido atleta, treinador de várias equipas e escalões, Diretor Técnico e Selecionador Nacional de Rugby. Agraciado com vários prémios como atleta e treinador ao longo dos anos, como o título de Embaixador pela Educação no Desporto pelo Ministério da Educação e nomeado Melhor Treinador pela World Rugby (2004), Comendador da Ordem de Mérito (2005), Treinador do Ano pela Confederação do Desporto (2007), entre outros. Atualmente é palestrante, formador e organizador de eventos, Professor do mestrado Executivo (ISCTE), Diretor do Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal e Membro da European Club Association Youth Football.

MODULO 1 – Condições e Abordagens Clínicas no surfista (2 ECTS)

João Moreira, Ingvar Berg, Bárbara Campos, Nuno Lança, Nuno Oliveira

– Patologia Específica do Surfista

– Abordagens cirúrgicas: membro superior, membro inferior, cabeça e coluna

 

MODULO 2 – Emergência no Surf (2 ECTS)

Nuno Oliveira, Nuno Lança, Ingvar Berg

– Emergêcia em competição

– Emergência em locais remotos

 

MODULO 3 – Salvamento Aquático e treino de apneia (4 ECTS)

Pedro Seixas, Ricardo Swinkels Gomes, João Pedro Parisot, Hans van den Broek

– Mecânica do aparelho respiratório

– Treino de Apneia

– Estratégias de Salvamento Aquático

 

MODULO 4Modelos de Prevenção e Intervenção em Lesões no Surf (3 ECTS)

Pedro Seixas, Nuno Morais

– Epidemiologia, diagnóstico e tratamento das lesões M.Esqueléticas

– Estratégias para prevenção de lesões

 

MODULO 5 – Surf Adaptado (2 ECTS)

João Taborda

– Surf-terapia e Para-surfing

– Estratégias de intervenção com populações especiais

 

MODULO 6 – Maturação e desenvolvimento do surfista (3 ECTS)

Lara Costa e Silva, Pedro Seixas, Tomaz Morais, Enrique Lenzano

– Maturação e crescimento do surfista/ atleta

– Long Term Developlmnent for Surfers

– Abordagens ao treino, técnica, competição

 

 MODULO 7 – Big Wave Surfing (BWS) (2 ECTS)

Pedro Seixas, Lara Costa e Silva, João Macedo, António Silva

– Perfil do atleta BWS

– Especificidades do BWS

-Rotinas de treino especifico para BWS

 

MODULO 8 – Metodologias de Treino (3 ECTS)

Tomas Silveira Machado

– Estratégias de Prescrição e Periodização do Treino para surfistas

 

MODULO 9 – Seminários (4 ECTS)

Roberto Mendonça, Leonor Avó, Inês Vale

– Nutrição

– Yoga

– Psicologia

O curso é destinado a Profissionais de Saúde e do Exercício que pretendam aprofundar os estudos na área da Saúde relacionada com o Surf.

Nov/22Dez/22Jan/23Fev/23Mar/23Abr/23Mai/23
4/5 18/1916/176/7

27/28

10/11 e 17/183/4 e 17/1831/1 e

21/22

5/6 e

19/20

 

6ª feira:              16- 20h

 

Sábado:          9 – 18h

 

6ª feira:              16- 20h

 

Sábado:         9 – 18h

 

6ª feira:              16- 20h

 

Sábado:          9 – 18h

 

6ª feira:              16- 20h

 

Sábado:          9 – 18h

 

6ª feira:              16- 20h

 

Sábado:          9 – 18h

 

6ª feira:              16- 20h

 

Sábado:          9 – 18h

 

6ª feira:              16- 20h

 

Sábado:          9 – 18h

Mais informações aqui sobre Protocolo com o Santander.

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?