Pós-Graduação em Supervisão Clínica

Pós-Graduação em Supervisão Clínica

Pós-Graduação em Supervisão Clínica

Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

user  Coordenação: Cristina Mesquita


opened-email-envelope  supervisao.clinica.enfermagem@essatla.pt


calendar  18 de janeiro de 2021


clock-circular-outline  227 horas


exam   30 ects


calendar (1)   segunda a quarta-feira: 18h-22h


translation  PT


placeholder  Atlântica


O curso de Pós-Graduação em Supervisão Clínica tem como objetivo desenvolver nos profissionais de enfermagem conhecimentos, competências e habilidades no domínio da supervisão clínica de estudantes e enfermeiros.

Público-alvo:

– Enfermeiros que pretendam desenvolver e ver reconhecidas as competências de enfermeiro supervisor clínico.
– Todos os profissionais da área da saúde que pretendam desenvolver competências de supervisor clínico.

O Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro determina, no n.º 6 do artigo 9.º que “os enfermeiros contribuem no exercício da sua atividade na área da gestão, investigação, docência, formação e assessoria, para a melhoria e evolução da prestação dos cuidados de enfermagem” e ainda na alínea a) do n.º 4 do artigo 9º. do REPE pode ler-se que os Enfermeiros, de acordo com as suas qualificações profissionais “organizam, coordenam, executam, supervisam e avaliam as intervenções de enfermagem aos três níveis de prevenção”
Neste contexto, a supervisão clínica constitui-se como um instrumento essencial no exercício de enfermagem e para o desenvolvimento competências no enfermeiro, contribuindo para um suporte efetivo para a prática profissional nos seus vários domínios (clínica, docente, gestão e investigação), garantindo a qualidade no processo de acompanhamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e consolidação da identidade profissional. Estabelece-se como uma componente efetiva e de garante da promoção da segurança e qualidade dos cuidados prestados.
O curso de supervisão clínica visa ser um importante contributo, que numa perspetiva integrada e integradora, inserida num processo de desenvolvimento e valorização profissional desenvolva e consolide competências acrescidas, diferenciadas e avançadas que permita não só o acompanhamento de estudantes como a integração de novos profissionais nas organizações de saúde.
Neste contexto, este curso pretende dar resposta a um dos requisitos indispensáveis para a certificação da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica: alínea d) do n.º 1 e alínea d) do n.º 2, do artigo 8º do Regulamento n.º 366/2018, de 14 de junho – Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica.
A titularidade deste curso não afasta a necessidade de cumprimento dos demais requisitos necessários à atribuição da Competência Acrescida, pela Ordem dos Enfermeiros.

Objetivos Gerais:

Desenvolver nos profissionais de enfermagem conhecimentos, competências e habilidades no domínio da supervisão clínica de estudantes e enfermeiros.

Objetivos Específicos:

  1. Reconhecer a relevância da Supervisão Clínica de Enfermagem nas conceções da prática de cuidados de forma integrada com teorias da aprendizagem do adulto e do desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro;
  2. Fundamentar uma prática profissional ética e deontológica em supervisão clínica em enfermagem respeitando o enquadramento legal subjacente.
  3. Conhecer o suporte teórico da Supervisão Clínica em Enfermagem, através da clarificação dos conceitos, modelos de Supervisão e instrumentos, reconhecendo a centralidade do supervisado;
  4. Refletir e desenvolver uma análise critica sobre o papel da supervisão clínica na melhoria contínua da qualidade dos cuidados nas organizações e na aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional;
  5. Capacitar para a promoção de uma relação de colaboração nas interfaces pessoais, profissionais e institucionais
  6. Analisar a investigação científica produzida na área da supervisão clínica e perceber o processo de investigação;
  7. Mobilizar os conhecimentos teóricos, habilidades e atitudes adquiridos em supervisão clínica nos vários contextos da prática.

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?