Pós-Graduação em Gestão Operacional e Intervenção Terapêutica em UCCI

Pós-Graduação em Gestão Operacional e Intervenção Terapêutica em UCCI

Pós-Graduação em Gestão Operacional e Intervenção Terapêutica em UCCI

Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

user  Coordenação: Hortense Cotrim e Susana Justo Henriques


opened-email-envelope  pg.ucci@essatla.pt


calendar  17 setembro 2021 a 05 fevereiro 2022


clock-circular-outline  6.ª feira (18h-22h) e sábados (9h-13h)


exam  19 ects


calendar (1)   132 h


translation  PT


placeholder   Barcarena


O curso de Pós-Graduação em Gestão Operacional e Intervenção Terapêutica em UCCI tem como objetivo congregar o conhecimento científico e empírico, revestindo as unidades curriculares que a compõem de conteúdos teórico/práticos, de forma a facilitar uma compreensão das temáticas e a implementação da informação de forma célere e eficiente no exercício das funções profissionais dos participantes.

Público-alvo:

Dirigentes e Técnicos de UCCI e da RNCCI, nomeadamente: membros da direção, diretores técnicos e diretores de serviços, gestores da qualidade, técnicos de reabilitação, profissionais e/ou licenciados das áreas sociais, humanas, saúde e do comportamento que pretendam aprofundar e/ou iniciar atividade profissional em UCCI.

O aumento acentuado da prevalência de doenças não transmissíveis de evolução prolongada, reitera a necessidade de reforço da rede de respostas organizadas de saúde e de apoio social de forma a disponibilizar serviços ajustados a pessoas em situação de risco de dependência ou dependência instalada.

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), criada através do Decreto-Lei n.º 101/2006 de 6 de junho, instaurou políticas de saúde, integradas no Plano Nacional de Saúde e políticas de Segurança Social com o objetivo principal de “prestar cuidados continuados integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência” (artº 4º, nº1). Para esse objetivo contribuem “a reabilitação, a readaptação e a reintegração social” e “a provisão e manutenção de conforto e qualidade de vida, mesmo em situações irrecuperáveis” [(art.º 5º, nº 1, a) e b)].

Muito embora, a Rede se destinar a pessoas de diferentes idades, os dados referentes aos 14 anos de funcionamento indicam que a maioria (cerca de 85%) dos seus utentes são idosos.

Os desafios colocados aos profissionais que integram estas unidades são elevados, na medida em que necessitam de atuar perante uma grande variedade de situações clínicas, gerir uma intervenção profícua na prestação de cuidados aos utentes e suas famílias, e salvaguardar o cumprimento das orientações das entidade de tutela.

Esta pós-graduação surge em resposta a esses mesmos desafios, integrando um conjunto de unidades curriculares estrategicamente identificadas como forma de congregar o conhecimento teórico e prático, através de conteúdos direcionados para as orientações legais e normativas, cumprimento dos pressupostos das entidades de tutela, gestão da qualidade, intervenção terapêutica, permitindo aos alunos adquirirem e/ou melhorarem os seus conhecimentos em áreas fulcrais no âmbito das Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).

Objetivos Gerais:

Congregar o conhecimento científico e empírico, revestindo as unidades curriculares que a compõem de conteúdos teórico/práticos, de forma a facilitar uma compreensão das temáticas e a implementação da informação de forma célere e eficiente no exercício das funções profissionais dos participantes.

 

Objetivos Específicos:

  • Capacitar os alunos de conhecimento e competências técnicas, referentes aos princípios, operacionalização e enquadramento legal que caracterizam o modelo da RNCCI.
  • Orientar para o cumprimento das orientações das entidades de tutela, otimizando os contributos de atuação entre os vários intervenientes da RNCCI.
  • Compreender os pressupostos inerentes ao sistema de gestão de qualidade de forma a facilitar a sua implementação à luz das normas e orientações em vigor.
  • Capacitar os alunos para a prestação de cuidados individualizados e humanizados aos utentes de forma a promover a melhoria do seu bem-estar.
  • Promover a transmissão de conhecimentos com vista à melhoria das competências teórico/práticas dos alunos, de forma a potenciar uma adequada avaliação, intervenção e reabilitação dos utentes, através da implementação de programas de intervenção multidimensionais.
  • Contribuir para o respeito pela dignidade da pessoa humana em situação de dependência.
  • Orientar para uma articulação producente com os familiares e outras entidades de retaguarda.
  • Contribuir para a implementação de serviços diferenciadores nas UCCI.
  • REPLICAR SOCIALFORM

Carla Leão – UC: Reabilitação motora e funcional
Professora Adjunta da Licenciatura em Fisioterapia da ESSATLA.
Doutorada em Ciência Política – Políticas Públicas pela FCSH-UNL. Tese: “Envelhecimento e saúde em Portugal. Práticas e desafios num cenário de aumento da população idosa. (1974 – 2031)” (Bolsa de doutoramento atribuída pela FCT)
Mestre em CPRI – Globalização e Ambiente pela FCSH-UNL. Tese: “Mobilidade do Fisioterapeuta na UE. O Caso Português”.
Licenciatura em Fisioterapia pelas ESSA e ESSCVP (1992)
Investigadora do IPRI-UNL: Publicações de artigos, capítulos de livros, Working Papers, atas de eventos; comunicações e posters A nível nacional e internacional, nas áreas da saúde, das políticas de saúde e da mobilidade dos altamente qualificados.

Cristina Ionel – UC: Patologias mais comuns em contexto de UCCI
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra.
Realizou Erasmus na Universidade Paris-Sud da Faculdade de Medicina de Paris e na Faculdade de Medicina Pierre-et-Marie-Curie de Paris.
Desempenhou funções de interna do ano comum no Serviço de Saúde da região Autónoma da Madeira e no Centro Hospitalar do Algarve – Unidade de Portimão.
Integra desde 2018 o Serviço de Neurologia do Hospital Garcia de Orta como interna da especialidade médica de Neurologia.

Diana Santos – UC: Admissão, cálculos de mensalidade e gestão de altas
Licenciada em Psicologia e em Psicopedagogia Curativa, pela Universidade Lusófona do Porto. Mestre em Ciências da Educação: Ensino Especial cognitivo/motores pela Escola Superior Paula Frassinetti do Porto, Mestre em Psicologia da Justiça pela universidade Lusófona do Porto, aluna de Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Desempenhou funções de técnica superior em diferentes áreas da Administração Pública, desde 2010, incluindo funções de técnica superior, na área da Formação e Gestão de Recursos Humanos, enquanto Oficial do Exercito Português, no Ministério da Defesa – Forcas Armadas Portuguesas.
Desde 2019 exerce funções de técnica superior na Unidade de Gestão e Acompanhamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados, do Instituto da Segurança Social, I. P.

Fausto Amaro – UC Capacitação dos cuidadores informais

Hortense Cotrim –UC Bioética da vulnerabilidade
Presidente da Escola Superior de Saúde Atlântica, Professor coordenador a tempo integral na ESSATLA; Professor Auxiliar convidado, no Curso de Ciências Biomédicas, do DCBM – Universidade do Algarve; Doutoramento em Enfermagem, Mestre e Doutoranda em Bioética; Membro Fundador da Comissão de Ética do ABC – Algarve Biomedical Center.

Margarida Tomás – UC Processo de luto
Professora da Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde Atlântica; Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria; Doutoranda em Enfermagem, pela Universidade de Lisboa, atualmente a desenvolver a sua dissertação sobre A experiência vivida da pessoa após o seu primeiro internamento num serviço de psiquiatria; Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria; Investigadora não doutorada da ui&de na linha da Experiência vivida e Epistemologia.

Rita Garcia Pereira – UC Legislação laboral e regulamento geral de proteção de dados
Doutoranda em Direito de Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Católica, Licenciatura em Direito (FDUL). Advogada desde 2002 e especialista em Direito de Trabalho, com experiência em Organizações Sociais. Docente de Direito na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, desde 2010, licenciaturas e MBA´s, Docente em diversas Pós-Graduações, incluindo na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, Docente no Mestrado em Segurança e Saúde no Trabalho do Instituto Politécnico de Coimbra – ESTeSC | Coimbra Health School, desde 2011. Formadora no Centro de Estudos Judiciários. Foi formadora na Ordem dos Advogados, Docente no Instituto Piaget de Almada nas cadeiras de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito. Foi também Vogal Secretária do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (Trienio 2010-1012).

Rui Matias Pinho – UC Requisitos legais e princípios da RNCCI.
Licenciado em Psicologia pela Universidade Lusíada de Lisboa, Mestre em Administração Pública pelo ISCTE.
Secretario clínico na ARSLVT, IP entre 2001 e 2006. Técnico de recursos humanos na ARSLVT, IP entre 2009 e 2012.
Integrou a Equipa de Coordenação e Formação Administrativa da UCSP Barreiro entre 2012 e 2019.
Técnico Superior na Equipa de Gestão e Acompanhamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, ISS, IP desde 2019.
Elemento da Equipa de Acompanhamento das Experiências Piloto dos Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados,
CNCRNCCI (Comissão de Coordenação Nacional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados).

Sílvia Machado – UC Sistemas de gestão da qualidade + UC Planeamento estratégico participado e sustentado
Licenciada em Sociologia; Especialização em Gestão de IPSS’s; Especialização em Engenharia da Qualidade, Pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social (Universidade Católica do Porto). Diretora Técnica da Comunidade Terapêutica “Quinta da Tapada” – Cáritas Diocesana de Vila Real e ex-Diretora Geral da S.C.M. de Mortágua. Docente em Pós-graduações na área da qualidade no 3º setor. Formadora e Consultora em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais. Integrou diversos projetos de âmbito nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, em várias edições, entre outros. Membro do Projeto de âmbito internacional Coopera+ da Universidade Católica de Braga. Consultora e Auditora no projeto Q+em Rede, Gestora da Qualidade Interna em duas Organizações sociais.

Susana Justo Henriques – UC Avaliação e intervenção multidimensional + Reabilitação neurocognitiva
Doutorada em Neurociências e Psicologia Clínica pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Psicologia Clínica (ESAE Coimbra). Licenciada em Psicologia e em Serviço Social (ISMT Coimbra). Diretora Geral da Cediara – Associação Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas desde 2006. Coordenadora Científica e Pedagógica da Replicar Socialform. Investigadora colaboradora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem / UICISA: E da ESEnfC. Docente em várias Pós-graduações e cursos de especialidade em cognição e demências, gestão de equipamentos sociais. Autora de várias ferramentas para o desenvolvimento e estimulação cognitiva para idosos e para pessoas adultas com perturbações neurocognitivas. Participação regular em eventos científicos e técnicos baseados nas temáticas de estimulação cognitiva, reabilitação neurocognitiva, perturbações neurocognitivas, terapias não farmacológicas em geriatria e saúde mental. Autora e co-autora de vários artigos científicos nas áreas indicadas.

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?