Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança em Saúde
Coordenação: Ana Cristina Mesquita
pg.gestao.qualidade.seguranca.saude@asib.pt
26 de janeiro de 2023
178 horas
A Pós-Graduação de Gestão da Qualidade e Segurança em Saúde visa proporcionar aos formandos, bases técnicas e científicas que permitam o desenvolvimento de capacidades e domínio prático de instrumentos de avaliação e monitorização da qualidade e risco nos diferentes contextos do sistema de saúde.
Público-alvo:
Profissionais de Saúde (Médicos, enfermeiros e técnicos), administrativos, engenheiros e outras profissões com interesse na área da qualidade e gestão do risco na saúde.
A Pós-Graduação de Gestão da Qualidade e Segurança em Saúde visa proporcionar aos formandos, bases técnicas e científicas que permitam o desenvolvimento de capacidades e domínio prático de instrumentos de avaliação e monitorização da qualidade e risco nos diferentes contextos do sistema de saúde.
É atualmente indispensável que as organizações detenham profissionais dotados de competências nas mais avançadas metodologias da área da gestão da qualidade e risco para garantir uma prestação de cuidados de excelência, dando resposta aos contínuos processos de mudança associados à melhoria contínua, às expectativas crescentes dos clientes e profissionais e aos complexos enquadramentos regulamentares e jurídicos.
A Pós-graduação tem um desenho modular que permite a seleção de apenas alguns módulos de acordo com a necessidade e disponibilidade do formando. O diploma de Pós graduação só será entregue com a obtenção das 30 unidades de crédito.
Objectivos Gerais:
Capacitar profissionais para atuar na área da gestão da qualidade e risco no contexto de unidades de saúde.
Objectivos Específicos:
Planear projetos de melhoria da qualidade e mitigação de riscos
Aplicar ferramentas de gestão no planeamento das atividades de melhoria contínua e de gestão do risco;
Interpretar a normas e standards de qualidade;
Reconhecer os princípios gerais de auditorias da qualidade;
Capacitar para o desenho e interpretação de indicadores;
Conhecer os modelos de análise de satisfação e experiência do cliente.
Ana Cristina Mesquita
Helena Castelão Pestana
Mais informações aqui sobre Protocolo com o Santander.