Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho

Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho

Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho

Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

user  Coordenação: Dulce ferreira


opened-email-envelope  informa@uatlantica.pt


calendar  21 de setembro de 2021


clock-circular-outline  182 horas


exam   30 ects


calendar (1)   terça-feira – 16:00 às 22:00


translation  PT


placeholder  Barcarena


O curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho tem como objetivo capacitar os enfermeiros para atuar, nos contextos laborais, na promoção da saúde, avaliação, prevenção e diminuição dos riscos para a saúde dos trabalhadores e cuidados curativos de primeira linha, enquadrados pelos valores, princípios éticos-deontológicos e normas legais da profissão no contexto da Enfermagem do Trabalho.

Público-alvo:

Enfermeiros.

A Pós-Graduação de Enfermagem do Trabalho visa dar resposta à comprovada insuficiência de enfermeiros qualificados nesta área assim como às exigências legislativas (Lei nº102/2009, de 10 de Setembro; art. 3º nº2 alínea d) do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, republicado pela Lei nº 111/2009, de 16 de Setembro), ao Regulamento n.º 372/2018 e, ainda, à Orientação da DGS009/2014 de 03/06/2014.

O curso segue as linhas orientadoras da “Federation of Ocupational Health Nurses Whitin the European Union” (FOHNEU), corroboradas pela Ordem dos Enfermeiros e pela “Associação Nacional de Enfermeiros do Trabalho” (ANET), que consideram que “o ensino da enfermagem no trabalho é uma atividade de pós-graduação que se baseia no princípio da aprendizagem contínua ao longo da vida” (FOHNEU, 1995; OE, ANET,2014).

A Pós-graduação tem um desenho modular que permite a seleção de apenas alguns módulos de acordo com a necessidade e disponibilidade do formando. O diploma de Pós-graduação só será entregue com a obtenção das 30 unidades de crédito.

 

O curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho tem a partir da edição 2020/21 (inclusive), acreditação pela Ordem dos Enfermeiros para efeitos de Qualificação Profissional, com atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP).

Objetivos Gerais

Capacitar os enfermeiros para atuar, nos contextos laborais, na promoção da saúde, avaliação, prevenção e diminuição dos riscos para a saúde dos trabalhadores e cuidados curativos de primeira linha, enquadrados pelos valores, princípios éticos-deontológicos e normas legais da profissão no contexto da Enfermagem do Trabalho.

 

Objetivos Específicos

  • Garantir uma prática profissional de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados de qualidade
  • Assegurar o desenvolvimento do processo de Enfermagem para a conceção e gestão de cuidados de qualidade
  • Contribuir para a promoção da saúde do trabalhador ou de grupos de trabalhadores
  • Promover ambientes de trabalho saudáveis e seguros
  • Promover a reintegração e reabilitação profissional do trabalhador
  • Promover o Desenvolvimento profissional contínuo
  • Valorizar a Investigação como contributo ao desenvolvimento da Enfermagem do Trabalho

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?