Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho
estudosposgraduados@uatlantica.pt
8 de novembro – 2º edição (esgotada)
3ª edição – 22 de fevereiro de 2023 (candidatura abertas)
182 horas
O curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho tem como objetivo capacitar os enfermeiros para atuar, nos contextos laborais, na promoção da saúde, avaliação, prevenção e diminuição dos riscos para a saúde dos trabalhadores e cuidados curativos de primeira linha, enquadrados pelos valores, princípios éticos-deontológicos e normas legais da profissão no contexto da Enfermagem do Trabalho.
Público-alvo:
Enfermeiros.
A Pós-Graduação de Enfermagem do Trabalho visa dar resposta à comprovada insuficiência de enfermeiros qualificados nesta área assim como às exigências legislativas (Lei nº102/2009, de 10 de Setembro; art. 3º nº2 alínea d) do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, republicado pela Lei nº 111/2009, de 16 de Setembro), ao Regulamento n.º 372/2018 e, ainda, à Orientação da DGS009/2014 de 03/06/2014.
O curso segue as linhas orientadoras da “Federation of Ocupational Health Nurses Whitin the European Union” (FOHNEU), corroboradas pela Ordem dos Enfermeiros e pela “Associação Nacional de Enfermeiros do Trabalho” (ANET), que consideram que “o ensino da enfermagem no trabalho é uma atividade de pós-graduação que se baseia no princípio da aprendizagem contínua ao longo da vida” (FOHNEU, 1995; OE, ANET,2014).
A Pós-graduação tem um desenho modular que permite a seleção de apenas alguns módulos de acordo com a necessidade e disponibilidade do formando. O diploma de Pós-graduação só será entregue com a obtenção das 30 unidades de crédito.
O curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho encontra-se acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional com atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP).
A acreditação encontra-se válida de 21 de Setembro de 2022 a 21 de Setembro de 2024.

Objetivos Gerais
Capacitar os enfermeiros para atuar, nos contextos laborais, na promoção da saúde, avaliação, prevenção e diminuição dos riscos para a saúde dos trabalhadores e cuidados curativos de primeira linha, enquadrados pelos valores, princípios éticos-deontológicos e normas legais da profissão no contexto da Enfermagem do Trabalho.
Objetivos Específicos
- Garantir uma prática profissional de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados de qualidade
- Assegurar o desenvolvimento do processo de Enfermagem para a conceção e gestão de cuidados de qualidade
- Contribuir para a promoção da saúde do trabalhador ou de grupos de trabalhadores
- Promover ambientes de trabalho saudáveis e seguros
- Promover a reintegração e reabilitação profissional do trabalhador
- Promover o Desenvolvimento profissional contínuo
- Valorizar a Investigação como contributo ao desenvolvimento da Enfermagem do Trabalho
Mais informações aqui sobre Protocolo com o Santander.