Pós-Graduação em Desporto e Saúde

Pós-Graduação em Desporto e Saúde

Pós-Graduação em Desporto e Saúde

Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

user  Coordenação: Inês de Noronha Cipriano


opened-email-envelope  desporto.saude@essatla.pt


calendar  24 setembro 2021


clock-circular-outline  sexta e sábado – 09:00 – 18:00h


exam   20 ects


calendar (1)   160 h


translation    PT


placeholder    Barcarena


O curso de Pós-Graduação em Desporto e Saúde tem como objetivo habilitar os licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências do Desporto, Fisiologia Clínica, Fisioterapia, com conhecimentos avançados na área do desporto, saúde. Reconhecer as competências das diferentes profissões em contexto de trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito do desporto e saúde.

Público-alvo:

Médicos, Enfermeiros, Profissionais das Ciências do Desporto, Nutricionistas, Cardiopneumologistas, Fisiologistas.

O desporto aplicado à saúde tem conhecido ao longo dos anos um crescente interesse, não só científico mas também no quotidiano das pessoas. Verifica-se uma crescente procura por infraestruturas especializadas em métodos de treino diferenciados, também os cuidados de saúde primários procuram no exercício físico um aliado na redução de fatores de risco, com vista a uma redução de comorbidades, tão frequentes na população Portuguesa.

A literacia na área do desporto e saúde tem sido amplamente explorada e aprofundada, não só pelos profissionais das ciências do desporto mas também pelas áreas da saúde. Hoje em dia é possível encontrar em vários planos de estudos de diferentes cursos conteúdos no âmbito do desporto e saúde. Com o crescente aumento de informação e de pessoas capazes de desempenhar a sua profissão, associando os conhecimentos adquiridos na área. Emerge a necessidade de promover o trabalho em  equipas multidisciplinares.

O foco principal desta pós-graduação (PG) pretende ser o trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito do desporto e saúde. Cada profissão tem em si um conjunto de competências para desenvolver um determinado trabalho, prestar atenção a determinado resultado e procurar a excelência naquilo que a sua profissão exige. Contudo, se houver um conhecimento profundo das competências, conhecimentos, experiências e realidades laborais das diferentes profissões, haverá certamente um melhor encaminhamento das pessoas que procuram cuidados diferenciados, conseguir-se-á benefícios mais duradouros e o desenvolvimento do trabalho em cada profissão será mais profícuo porque a pessoa será avaliada holisticamente.

Esta PG é composta por 11 cursos acreditados nacionalmente e internacionalmente e congrega conteúdos programáticos e procedimentos específicos, que abrangem as áreas do desporto, saúde, nutrição, psicologia e fisiologia .

A PG é sustentada pelos denominadores comuns essenciais: científicos, técnico-pedagógicos e logísticos, permitindo a intervenção em crianças, jovens, adultos, idosos, mulheres e pessoas com patologias associadas (patologia cardiorrespiratória, osteoarticular, dor crónica e síndrome metabólica).

Cada unidade curricular será uma combinação de palestras teórico-práticas, treino hands on, cenários de simulação, pacientes virtuais com recurso à plataforma Body Interact.

Pretende-se que seja utilizado um método ativo, com recurso a técnicas de resolução e cenários práticos, workshop/ case studies e cursos práticos de treino, simulação e tomada de decisão clínica.

A totalidade da carga horária da pós-graduação é de 160 horas. No decorrer deste período e através do recurso a equipas multidisciplinares pretende-se que haja partilha de conhecimento transversal a diferentes áreas permitindo o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e atitudes no domínio científico nas áreas do desporto, saúde e prescrição do exercício físico.

No final de cada unidade curricular/ módulo são realizadas provas escritas e práticas para avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Os docentes serão avaliados através de um inquérito individual e anónimo da pós-graduação.

Objetivos Gerais:

  • Habilitar os licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências do Desporto, Fisiologia Clínica, Fisioterapia, com conhecimentos avançados na área do desporto, saúde. Reconhecer as competências das diferentes profissões em contexto de trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito do desporto e saúde.
  • Desenvolver competências no âmbito da prescrição e aconselhamento de exercício físico, fisiologia, nutrição, modificação de hábitos de vida e prescrição em contexto de patologia associada.

 

Objetivos Específicos:

  • Adquirir conhecimentos na área da prescrição de exercício;
  • Adquirir conhecimentos no âmbito da prevenção de lesões;
  • Desenvolver conhecimentos no âmbito da prescrição de exercício físico em diferentes fases do ciclo de vida (infância, adolescência, envelhecimento);
  • Adquirir conhecimentos no âmbito da prescrição de exercício físico na gravidez e pós-parto;
  • Adquirir conhecimentos de prescrição de exercício em pessoas com patologias associadas (patologia cardiorrespiratória, osteoarticular metabólica e dor crónica);
  • Adquirir conhecimentos no âmbito da nutrição associada ao exercício físico em diferentes contextos: adolescência, idade adulta, mulher e no envelhecimento;
  • Desenvolver espírito crítico e de trabalho em equipas multidisciplinares procurando um aumento da eficácia e eficiência dos recursos;
  • Reconhecer as competências profissionais inerentes a cada profissão no âmbito do desporto e saúde.
  • Medicina Fetal de Barcelona
  • American Safety Health Institute
  • Difficult Airway Society

Ana Marta Tomás
Enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação
Trabalha no Hospital Distrital da Figueira da Foz, Serviço de Hospitalização Domiciliária;
Pós Graduação em Urgência e Emergência;
International Trauma Life Support;
EMPACT – Emergency Medical Patient Care Assessment &Transport;

Catarina Augusto
Nutricionista na Academia MVP, nos Campos de treino Player of the Match com prática clínica associada a atletas de Crossfit e Halterofilismo. Formadora de Nutrição na Academia Clínica do Dragão e Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
Licenciada em Dietética e Nutrição, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Mestranda em Atividade Física e Saúde, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Técnica de Antropometria International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK) Nível 1 e Formada em Nutrição Avançada no Desporto, pela Bwizer.
Em 2021 irá iniciar o IOC Diploma in Sports Nutrition, pelo Comité Olímpico Internacional.

Cláudia Vale
Médica Interna de Formação Específica em Ortopedia
Médica na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER);
Pós-Graduação em Avaliação de Dano Corporal Pós-Traumático;
Membro da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia;
Membro das Associação Médica do Atlântico;
Membro Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT), Número 447 Vice Presidente da Comissão de Internos do Hospital Distrital da Figueira da Foz;
Membro do Gabinete de Comunicação da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos;
Membro da Federation of Orthopaedic Trainees in Europe;
Participação em congressos nacionais e internacionais e produção cientifica de relevo.

Diogo Dinis
Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação
Trabalha no Hospital Distrital da Figueira da Foz, Serviço de Hospitalização Domiciliária e no Ginásio de Reabilitação Respiratória e ortopedia;

Fábio Almeida
Médico Interno de Formação Específica em Medicina Interna
Pós-Graduação em Controlo da Dor – Avaliação e Intevenção Psicológica e Clínica;
XVI Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento – Geriatria Prática;
Curso de Pós-Graduação em Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular Global;
Médico na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)

Helder Santos
Professor da Escola Superior de Tenologias da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra
Doutorado pela Universidade de Coimbra em Ciências do Desporto, ramo atividade física e saúde.
Licenciado em Cardiopneumologia;
Certificado pela the European Board of cardiovascular Perfusion
Técnico Superior de Diagnóstico e Terapeutica de Cardipneumologia no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica;
Participou em missões humanitária de cirurgia cardiotorácica em Moçambique.
Responsável por diversos artigos de interesse científico.
Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Tecnologias da Saúde.

Inês Cipriano
Técnica Superior de Cardiopneumologia no Hospital Arcebispo João Crisóstomo em Cantanhede;´
Técnica Superior de Cardiopneumologia no Laboratório de Biocinética da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra;
Doutoranda em Ciências do Desporto ramo Desporto e Saúde da Faculdade de Ciências do –Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra
Licenciada em Fisiologia Clínica pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.
Mestrado em Ensino na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra;Licenciada em Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra;
Bolseira de investigação em projetos com financiamento da FCT;
Autora de vários artigos científicos;

Inês Simões
Enfermeira
Colaboradora na Federação Portuguesa de Futebol (Unidade de Saúde e Performance);
Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Santa Maria (Bloco de Partos e Urgência
Obstétrica e Ginecológica);
Realizou Pós – Graduação em Medicina e Reabilitação no Futebol Nível 6 QRQ pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto Nível 6 QRQ pela Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias.

Jorge Silvério
Psicólogo
Doutorado em Psicologia do Desporto, ambos os graus obtidos na Universidade do Minho;
Detentor do Certificado Europeu de Psicologia;
Leccionou, durante cerca de duas décadas na Universidade do Minho, tendo sido Coordenador do curso de Mestrado Integrado em Psicologia Desportiva;
Membro de vários projectos de investigação nacionais e internacionais, destacando-se a coordenação do projecto Realidade Virtual no Tratamento da Acrofobia financiado pela Fundação Bial, projeto inovador e pioneiro à data;
Membro do Conselho de Notáveis do Jornal Record;
Autor de uma crónica semanal sobre Desporto nas Tardes Desportivas da Antena 1 intitulada Desporto com Cabeça;
É formador convidado da Federação Portuguesa de Futebol (foi o responsável da disciplina de Ciências do Comportamento em dois cursos UEFA PRO IV Nível para treinadores de Futebol tendo tido como alunos, entre outros, José Mourinho, José Peseiro, José Couceiro, Carlos Carvalhal, Carlos Brito, Domingos, Vítor Pontes, Luís Castro, Paulo Sérgio), da Federação Portuguesa de Natação, da Federação Portuguesa de Ciclismo, bem como de outras Federações e agremiações desportivas;
Foi Assessor da Comissão Médica da Missão Olímpica Sydney 2000;

Luís Rama
Professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Coordenador do laboratório de Biocinética da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra;
Membro de equipas de investigação em dois projetos financiados pela Agencia Nacional para Ciências e Tecnologia
Membro da comissão de ética da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra;
Membro do European College of Sport Sciences
Membro da International Society of Exercise Immunology
Responsável por diversos artigos de interesse científico.

Maria João Campos
Professora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra;
Coordenadora do Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra;
Membro do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra;
Responsável por diversos artigos de interesse científico.

Mónica Tábuas
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica no Bloco de Partos do -Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE – Hospital Santa Maria;
Coordenadora da Pós Graduação em Preparação para o Nascimento e Parentalidade ministrada na Universidade Atlântica;
Instrutora do Programa Aquanatal – Ostend;
Instrutora Internacional ACLS;
Instrutora/Coordenadora dos cursos: SBV Obstetrícia, SAV Obstetrícia, Cardiotocografia intra-parto.

Ricardo Azevedo
Professor de Educação Física
Professor na Universidade Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia;
Treinador da Seleção Nacional de Futsal (FPF);
Pós – Graduação Stricto Senso – Treino de Alto Rendimento;
Pós-Graduação Curso de Extensão de Treinador de Futsal;
Formador – UEFA Study Goup Futsal – Finlândia 2020 e Oeiras 2019;
Formador XII Conferência PMI Portugal – Gestão, Liderança e Motivação de equipas de alto rendimento – Lisboa 2018.

Telmo Pereira
Professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra. Diretor do Departamento de Fisiologia Clínica, Coordenador das Relações Internacionais no Departamento de Fisiologia Clínica, e Coordenador do Labinsaúde – Laboratório de Ciências Aplicadas à Saúde. Doutorado em Psicologia Experimental – Neurociências, pela Universidade de Coimbra. Desenvolve investigação aplicada nas áreas da Fisiologia Cardiovascular e Neurociências, integrando o consórcio de experts na área da função vascular ligada ao envelhecimento da ação e-COST VascAgeNet. Integra diversos projetos científicos financiados por mecanismos de financiamento científico europeu (H2020; Eramus+) e nacional (Centro2020). A produção científica compreende mais de 100 artigos científicos publicados em revistas com fator de impacto, com elevado número de citações, vários capítulos de livros, mais de uma centena de comunicações científicas em congressos internacionais e nacionais, com a publicação dos respetivos resumos em revistas científicas prestigiadas. Premiado com dois Prémios de melhor investigador jovem em congressos internacionais de referência na especialidade. É Editor e Revisor convidado de diversas Revistas Científicas na área das Ciências da Saúde.

Tiago Medroa
Técnico de desporto;
Mestre em Gestão Desportiva;
Co-Managing Partner & Personal Trainer, HiMove Sports;
Formador de técnicos de fitness, Sidecu, S.A.;
Colaborador no departamento técnico da Sidecu, S.A.;
Formação em : ”Gravidez: Bases científicas da prescrição do exercício físico” entre outras.

Tiago Pinto
De Setembro 2006-  Até Julho 2010 Licenciatura em Ciências do Desporto, com Maior em Educação Física e Desporto Escolar e Menor em Treino Desportivo, na Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?