Pós-Graduação em Bioética, Felicidade e Saúde Mental
Coordenação: Jorge Humberto Dias / Cândida Carvalho
estudosposgraduados@uatlantica.pt
12 de janeiro de 2023
quinta-feira e sexta-feira, das 20h às 22h e sábado, das 14h30 às 18h30 (por MS Teams)
No âmbito dos Relatórios Mundiais de Felicidade, tem surgido evidência científica sobre a interação entre o investimento no bem-estar pessoal e organizacional, e a melhoria da saúde mental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza o seu próprio potencial, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade. O bem-estar pode ser entendido como um estado mental, físico e social positivo, que abarca sentimentos de otimismo, satisfação, felicidade, autoestima e de viver com propósito.
A integração da Bioética (com o seu enfoque na reflexão sobre como devemos agir face à vida nas suas diversas formas) com estudos sobre a Felicidade e a Saúde Mental é de facto inovadora e responde às necessidades atuais. Nomeadamente, os avanços na área da IA, da edição do genoma humano e da medicina personalizada e preditiva, exigem processos de deliberação e de decisão partilhada que só serão possíveis se investirmos numa abordagem interdisciplinar, dialógica e holística.
Estas foram as motivações que nos levaram a criar este Programa inovador numa Instituição de Ensino Superior com uma forte tradição na área das Ciências da Saúde e dos Estudos sobre a Felicidade.
Apresentar as atuais questões éticas das pessoas em geral e no seu contexto profissional, e os desafios trazidos pelos avanços tecnológicos que afetam a sociedade. Pretende-se capacitar os profissionais para atuarem em Comissões de Ética.
- Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e percursos da Bioética;
- Reconhecer as questões bioéticas emergentes no séc. XXI e as questões persistentes ao longo da História dos sécs. XX e XXI;
- Analisar casos práticos e fazer exercícios de deliberação ética, tendo em atenção o papel do contexto (religioso, jurídico, cultural e ético, entre outros)
- Debater os diferentes paradigmas de Felicidade e o modo como podem ser aplicados à vida pessoal e organizacional.
- Monitorizar ferramentas de trabalho na área do curso.
- Compreender a ligação entre saúde mental, a felicidade e o comportamento pessoal e organizacional.
- Compreender as diferentes interpretações culturais, jurídicas, religiosas e éticas para uma mesma situação, facto ou caso.
Profissionais e estudantes de diferentes áreas da Saúde e das Ciências Sociais e Humanas interessados nas áreas da Bioética, Felicidade e Saúde Mental.
– Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira;
– Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (a confirmar);
– Gabinete PROJECT@ – Consultoria Filosófica;
– Projeto de Investigação “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)”;
– Clube dos Construtores de Felicidade;
– I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto (a confirmar);
– Reitoria da Universidade do Porto (a confirmar);
– ICBAS (a confirmar);
– Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (a confirmar);
– Associação ENCONTRAR+SE (a confirmar);
– DASH (The Doctor as a Humanist) (a confirmar);
– EUNAMES (European Society of Narrative Medicine) (a confirmar);
Mais informações aqui sobre Protocolo com o Santander.