Pós-Graduação Avançada em Cuidados Intensivos

Curso de Pós-Graduação em Cuidados Intensivos - ESSATLA
Solicitar Informações



A área da Medicina Intensiva tem registado avanços significativos no que se refere à qualidade assistencial da pessoa devido ao enorme investimento tecnológico que tem sido feito nesta área nos últimos anos.

O Curso de Pós-Graduação Avançada em Enfermagem Cuidados Intensivos pretende desenvolver a competência dos profissionais de saúde, tendo por base a simulação prática para a aquisição de performances mais elevadas, fomentando assim a visibilidade dos cuidados nesta área associada ao mais elevado grau de complexidade do cuidar.

Só com formação se consegue uma prática clínica eficiente e de qualidade. A abordagem sistematizada da Pós-Graduação Avançada em Cuidados Intensivos Enfermagem é elementar exigindo uma necessidade contínua de atualização e desenvolvimento dos conhecimentos em sequência de muitas especificidades, tais como: as práticas clínicas a doentes com elevado índice de gravidade e em risco de vida; utilização de equipamentos com elevado nível de sofisticação e tecnologia avançada; meios terapêuticos altamente agressivos e de elevada complexidade.

Aos profissionais de saúde é exigida capacidade de adaptação e resposta rápida e adequada às necessidades de âmbito técnico, científico e humano. A abordagem sustentada na metodologia ABCDE permite avaliar precocemente áreas de intervenção em cuidados intensivos para cuidados seguros e eficazes.

Esta Pós-graduação em Enfermagem Cuidados Intensivos surge assim de uma necessidade de polarizar a qualidade dos cuidados, numa perspetiva técnica e/ou humanista, contribuindo para a prestação de cuidados de qualidade, e consequentemente para o reconhecimento pessoal e profissional.

Objectivo Geral:

Fomentar, apoiar e coordenar atividades de formação técnica avançada e investigação clínica na área dos cuidados intensivos a licenciados em Medicina e/ou Enfermagem, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para o seu aperfeiçoamento técnico, científico e pedagógico.

Objectivos Específicos:

  • Desenvolver competências baseadas na metodologia ABCDE em cuidados intensivos.
  • Proporcionar o desenvolvimento de competências teórico-práticas na área do doente em situação crítica e sua família, em contexto de cuidados intensivos;
  • Proporcionar formação e treino, de acordo com protocolos e guidelines nacionais e internacionais na área dos cuidados intensivos;
  • Adquirir e desenvolver competências necessárias para reconhecer as intercorrências clínicas no doente em cuidados intensivos;
  • Desenvolver competências necessárias em situações de cuidados intensivos, com recurso a simulação básica e avançada nesta área específica de treino;
  • Desenvolver o conceito de Team Leader e Team Work na equipa multiprofissional;
  • Discutir sobre questões ético-legais relacionadas com o doente em cuidados intensivos;
  • Adquirir e desenvolver competências relacionais entre profissional de saúde-doente-família em cuidados intensivos.

Ana Marques – Médica Especialista de Medicina Interna e VMER no Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha; Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas –
Universidade Nova de Lisboa;Bombeira de 2.ª nos Bombeiros Voluntários de Óbidos; Instrutora Internacional dos Cursos: ITLS, ACLS e EMPACT.

Ana Santa – Enfermeira no Serviço de Medicina Intensiva do CHUC-HUC; Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, domínio da pessoa em Situação Critica; Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduada em Urgência/Emergência; Especializada em Análise de Dados; Assistente convidada na Esenfc.

Carmén Noivo – Enfermeira Especialista no Serviço de Urgência Médico-cirúrgica e VMER do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-cirúrgica, vertente do Doente Crítico; Instrutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Medical Responder, ITLS, Gestão de Crise, EMPACT, ACLS e PALS.
Ana Vieira Marques – Médica Especialista em Pneumologia e Subespecialista em Medicina Intensiva; European Diploma in Adult Respiratory Medicine; European Diploma in Intensive Care Medicine; Co-coordenadora da Formação do Internato Médico no Serviço de Medicina Intensiva do CHUC.

Celeste Dias – Médica Consultora em Anestesiologia e Cuidados Intensivos no Hospital de São João, Porto; Doutorada em Neurociências pela Faculdade de Medicina do Porto e Universidade de Cambridge; Professora Assistente da Faculdade de Medicina do Porto; Supervisão de Alunos de Medicina da Faculdade de Medicina do Porto e Universidade do Minho.

Cláudia Sabina Figueira de Sousa – Médica Interna de Formação Especializada em Pneumologia. SESARAM.

Gustavo Capelão – Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Médico Especialista em Cirurgia Geral e VMER no Centro Hospitalar de Leiria; Instrutor Internacional dos Cursos: ITLS, ACLS e EMPACT.

Ivo Cardoso – Licenciado em Enfermagem; Curso de formação para formadores; Enfermeiro com prática em Hemodiálise desde 2009; Curso “Competence in Practice” pela Diaverum; Elemento colaborador na formação teórico-prática das Técnicas de Substituição Renais Contínuas no Serviço de Medicina Intensiva do CHUC.

Joana Sequeira – Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Médica Especialista em Medicina Interna da VMER do Centro Hospitalar Oeste – Unidade de Caldas da Rainha; Instrutora Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, Medical Responder, ITLS, EMPACT e ACLS.

Joana Taborda – Enfermeira Especialista Médico Cirúrgica, vertente da Pessoa em Situação Crítica; Consultora da empresa Take The Wind; Mestrado em Enfermagem – Área de Gestão de Unidades de Cuidados; Pós-Graduação em Trauma; Instrutora Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, Medical Responder, ITLS, EMPACT e ACLS.

Marta Carvalho – Enfermeira Especialista de Enfermagem de Reabilitação; Unidade de Neurocríticos do Hospital de São João do Porto; Perita na área do Doente Neurocrítico.

Mauro José Carvalho de Mendonça – Médico Interno de Formação Especializada em Anestesiologia. SESARAM; Operacional da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, sediada no Centro Hospitalar Oeste Norte – Unidade de Caldas da Rainha.

Ruben Fidalgo – Enfermeiro no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de Leiria; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-graduado em Cuidados Intensivos; Pós-graduado em Gestão de Serviços de Saúde
Doutorando em Ciências da Saúde; Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

Rui Viegas – Enfermeiro no Serviço UCIC e Cardiologia de Intervenção e Pacing/Electrofisiologia no CHUC – HUC.

Sónia Baltazar – Enfermeira no Serviço de Medicina Intensiva do CHUC-HUC; Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduada em Trauma.

Tiago Flórido – Enfermeiro Especialista na USF CelaSaúde do ACES Baixo Mondego; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, domínio da pessoa em Situação Critica; Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós Graduação em Urgência/Emergência; Ex-enfermeiro do Serviço de Medicina Intensiva – HUC/CHUC (13 anos); Assistente convidado na ESEnfC ; Bombeiro de 2ª na AHBV Penacova; Curso VMER – INEM (2017)

Wilson Moleiro – Enfermeiro Especialista no Serviço de Urgência Obstétrica e Bloco de Partos, VMER do Centro Hospitalar Oeste Norte – Unidade de Caldas da Rainha; Pós-Graduação em Urgência/Emergência; Instrutor/Coordenador Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Medical Responder, ITLS, EMPACT, ALSO, ACLS, PALS e Gestão de Crise.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.