Mestrado em Enfermagem Ramo Reabilitação
O Mestrado em Enfermagem com ramo em Reabilitação visa garantir uma formação diferenciada na área da enfermagem de reabilitação, garantindo em simultâneo os conhecimentos e competências característicos de um 2º ciclo, e os critérios da Ordem dos enfermeiros para a atribuição do título profissional de enfermeiro especialista em reabilitação.
Tem por objetivo formar profissionais que demonstrem liderança técnica e profissional, bem como capacidade de adaptação a uma sociedade em constante mudança, enquadrando nomeadamente, as problemáticas decorrentes da evolução sociodemográfica e da introdução de novas tecnologias na saúde.
A ESSATLA tem, desde sempre, uma oferta continuada de cursos na área da enfermagem, nomeadamente ao nível da licenciatura e pós-licenciaturas de especialização. Desta forma, a existência deste Mestrado, é algo natural no âmbito da nossa proposta formativa. Possibilitando aos alunos equacionar novas oportunidades profissionais e de investigação. Sempre, numa perspetiva integradora, que considera a sinergia entre a universidade e os contextos da prática.
Condições de acesso gerais:
- Ser detentor do grau de Licenciado em Enfermagem, ou equivalente legal obtido em
instituição de ensino superior portuguesa, devidamente reconhecido;
- Possuir um 1º ciclo de estudos em enfermagem, obtido num estado aderente ao processo de Bolonha, com 240 ECTS;
- Ser titular de habilitações para o exercício de enfermagem obtido numa instituição de ensino estrangeira que sejam reconhecidas, de acordo com o enquadramento legislativo vigente.
- Se o candidato pretender obter em simultâneo o título de enfermeiro especialista pela OE terá de ter pelo menos:
- Dois anos de experiência profissional como enfermeiro à data de matrícula no curso e ser detentor do título profissional de enfermeiro (nos termos do n.º 3 do art.º 4º Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, Lei n.º 156/2015 de 16 de setembro);
- Selecionar a opção “estágio profissionalizante” no 3º semestre.
Para alunos já detentores do título de especialista em Enfermagem de Reabilitação:
Considerando o previsto no enquadramento legal em vigor, os detentores de formação académica de Pós-Licenciatura de Especialização, no âmbito da área de especialização a que se candidatam ou que tenham adquirido algumas das competências previstas neste ciclo de estudos, poderão requerer a sua creditação no curso de mestrado a que se candidatam.
A creditação da formação anterior é da competência do Conselho Científico da Escola Superior de Saúde Atlântica, sob proposta da Comissão Coordenadora do mestrado e rege-se pelos seguintes princípios:
- A creditação deve ser requerida no ato de candidatura.
- Os candidatos podem ser dispensados da frequência de Unidades curriculares até ao limite máximo de 45 ECTS.
- Todos os candidatos terão de frequentar uma das opções: Dissertação, Projeto ou Estágio com relatório, e realizar a respetiva discussão.
Mais informações aqui sobre Protocolo com o Santander.
Modelo de documentos a entregar com a candidatura: