Mestrado em Enfermagem Ramo Reabilitação

Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação

Mestrado em Enfermagem Ramo Reabilitação

COORDENADORES:

Categorias

Mestrado
Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

O Mestrado em Enfermagem com ramo em Reabilitação visa garantir uma formação diferenciada na área da enfermagem de reabilitação, garantindo em simultâneo os conhecimentos e competências característicos de um 2º ciclo, e os critérios da Ordem dos enfermeiros para a atribuição do título profissional de enfermeiro especialista em reabilitação.

 

Tem por objetivo formar profissionais que demonstrem liderança técnica e profissional, bem como capacidade de adaptação a uma sociedade em constante mudança, enquadrando nomeadamente, as problemáticas decorrentes da evolução sociodemográfica e da introdução de novas tecnologias na saúde.

 

A ESSATLA tem, desde sempre, uma oferta continuada de cursos na área da enfermagem, nomeadamente ao nível da licenciatura e pós-licenciaturas de especialização. Desta forma, a existência deste Mestrado, é algo natural no âmbito da nossa proposta formativa.  Possibilitando aos alunos equacionar novas oportunidades profissionais e de investigação. Sempre, numa perspetiva integradora, que considera a sinergia entre a universidade e os contextos da prática.

Condições de acesso gerais:

  1. Ser detentor do grau de Licenciado em Enfermagem, ou equivalente legal obtido em

instituição de ensino superior portuguesa, devidamente reconhecido;

  1. Possuir um 1º ciclo de estudos em enfermagem, obtido num estado aderente ao processo de Bolonha, com 240 ECTS;
  2. Ser titular de habilitações para o exercício de enfermagem obtido numa instituição de ensino estrangeira que sejam reconhecidas, de acordo com o enquadramento legislativo vigente.
  3. Se o candidato pretender obter em simultâneo o título de enfermeiro especialista pela OE terá de ter pelo menos:
  • Dois anos de experiência profissional como enfermeiro à data de matrícula no curso e ser detentor do título profissional de enfermeiro (nos termos do n.º 3 do art.º 4º Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, Lei n.º 156/2015 de 16 de setembro);
  • Selecionar a opção “estágio profissionalizante” no 3º semestre.

 

Para alunos já detentores do título de especialista em Enfermagem de Reabilitação:

Considerando o previsto no enquadramento legal em vigor, os detentores de formação académica de Pós-Licenciatura de Especialização, no âmbito da área de especialização a que se candidatam ou que tenham adquirido algumas das competências previstas neste ciclo de estudos, poderão requerer a sua creditação no curso de mestrado a que se candidatam.

A creditação da formação anterior é da competência do Conselho Científico da Escola Superior de Saúde Atlântica, sob proposta da Comissão Coordenadora do mestrado e rege-se pelos seguintes princípios:

  1. A creditação deve ser requerida no ato de candidatura.
  2. Os candidatos podem ser dispensados da frequência de Unidades curriculares até ao limite máximo de 45 ECTS.
  3. Todos os candidatos terão de frequentar uma das opções: Dissertação, Projeto ou Estágio com relatório, e realizar a respetiva discussão.

Mais informações aqui sobre Protocolo com o Santander.

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?