Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Saúde

Mulher sorridente ao computador no escritório com dois colegas - CTESP em gestão de serviços de saúde

Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Saúde

Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

Plano de Estudos

Consulte aqui

O curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Saúde visa conceber, implementar e coordenar de forma autónoma e/ou sob supervisão atividades de índole organização e da gestão de serviços de saúde em clinicas, hospitais, lares de idosos, IPSS e instituições do setor da saúde contribuindo para a melhoria da gestão da qualidade em serviços de saúde e da eficiência das empresas do setor.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são ciclos de estudo de ensino superior que têm a duração de quatro semestres letivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

Os TeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre letivo.

A conclusão de um curso TeSP permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

Atividades principais do perfil profissional:

1 Implementar estratégias de organização administrativa em serviços e organizações de saúde.

2 Apoiar a direção clínica e de enfermagem nas tarefas de organização adminsitrativa dos serviços de saúde

3 Implementar estratégias de controlo e análise financeira em serviços de saúde

4 Desenvolver e apoiar estratégias de intervenção centradas nas políticas de saúde recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde

5 Gerir as potencialidades das tecnologias de informação aplicadas aos serviços e cuidados de saúde

6 Implementar políticas de qualidade em serviços de saúde nomeadamente, em processos de certiricação ISO 45001 e 9000 e pela JOINT COMMISSION INTERNATIONAL

7 Implementar actividades de marketing e comunicação em organizações de saúde

8 Colaborar em atividades decorrentes de projetos ou programas Investigação Clinica nas componentes adminstrativa e económica

9 Gerir e organizar equipas de administrativos em serviços de saúde

10 Gerir programas de cuidados de saúde primários e centros de saúde

11 Utilizar instrumentos de gestão de inovação organizacional aplicados a serviços de saúde

12 Elaborar atividades e planos de actividades e organização administrativa em serviços de saúde

  1. Podem candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais da ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei nº 6412006, de21 de março, alterado pelos Decretos-Leis no11312014, de 16 de julho e 63/20’16, de 13 de setembro.

2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Sempre que o júri assim o entenda, poderá proceder-se à verificação da satisfação das condições de ingresso através da realização de uma prova de avaliação de capacidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?