Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Saúde

Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Saúde

Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Saúde

Solicitar Informações



Condições de Acesso

Consulte aqui

Plano de Estudos

Consulte aqui

O curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Saúde visa conceber, implementar e coordenar de forma autónoma e/ou sob supervisão atividades de índole da gestão administrativa de serviços de saúde em clinicas, hospitais, lares de idosos, IPSS e instituições do setor da saúde contribuindo para a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços e empresas do setor da saúde.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são ciclos de estudo de ensino superior que têm a duração de quatro semestres letivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

Os TeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre letivo.

A conclusão de um curso TeSP permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

Atividades principais do perfil profissional:

1 Implementar estratégias de organização administrativa em serviços e organizações de saúde.

2 Apoiar a direção clínica e de enfermagem nas tarefas de organização adminsitrativa dos serviços de saúde

3 Implementar estratégias de controlo e análise financeira em serviços de saúde

4 Desenvolver e apoiar estratégias de intervenção centradas nas políticas de saúde recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde

5 Gerir as potencialidades das tecnologias de informação aplicadas aos serviços e cuidados de saúde

6 Implementar políticas de qualidade em serviços de saúde nomeadamente, em processos de certiricação ISO 45001 e 9000 e pela JOINT COMMISSION INTERNATIONAL

7 Implementar actividades de marketing e comunicação em organizações de saúde

8 Colaborar em atividades decorrentes de projetos ou programas Investigação Clinica nas componentes adminstrativa e económica

9 Gerir e organizar equipas de administrativos em serviços de saúde

10 Gerir programas de cuidados de saúde primários e centros de saúde

11 Utilizar instrumentos de gestão de inovação organizacional aplicados a serviços de saúde

12 Elaborar atividades e planos de actividades e organização administrativa em serviços de saúde

  1. Podem candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais da ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei nº 6412006, de21 de março, alterado pelos Decretos-Leis no11312014, de 16 de julho e 63/20’16, de 13 de setembro.

2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Sempre que o júri assim o entenda, poderá proceder-se à verificação da satisfação das condições de ingresso através da realização de uma prova de avaliação de capacidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?