Enfermagem

Licenciatura em Enfermagem - ESSATLA

COORDENADORES:

Categorias

Diurno , Saúde

O Curso de Licenciatura em Enfermagem está em funcionamento desde 2001, tendo sido integrado na Escola Superior de Saúde Atlântica (ESSATLA) em 2017. O curso tem a duração de 4 anos, com uma componente prática de mais de 2300h de Ensinos Clínicos, em instituições de referência a nível nacional. Os Ensinos Clínicos integram o curso desde o 1º ano, dando aos nossos estudantes a possibilidade de contactar desde cedo com os vários setores de prestação de cuidados de saúde: cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares, cuidados continuados e cuidados paliativos.

Esta componente está organizada em 7 semestres letivos, em que os estudantes passam as primeiras semanas em sala de aula e nos laboratórios da ESSATLA, e as seguintes nas instituições de saúde nossas parceiras. Os semestres estão organizados por áreas de especialidade, respeitando o ciclo de vida e a complexidade da saúde: Saúde Materna e Obstétrica; Saúde Infantil e Pediátrica; Saúde do Adulto-Especialidades Médicas; Saúde do Adulto-Especialidades Cirúrgicas; Saúde Mental e Psiquiátrica, Saúde do Idoso; Saúde Comunitária; e Doente Crítico.

NOTA: o curso foi acreditado por 6 anos e sofreu reestruturação curricular 
http://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/enfermagem-47

O perfil de saída do licenciado em enfermagem da ESSATLA, tal como recomendado pelo Quadro Europeu de Qualificações (QEQ, 2008), é centrado no saber agir em situação/contexto e dedine-se por:

– saber raciocinar, refletir e agir centrado no cliente, pessoa, família e noutros grupos, antecipando e respondendo às situações de cuidados decorrentes das várias transições de vida ao longo do ciclo vital.

– deter competências transversais que lhe permitem pautar a sua ação com base nos valores humanistas da profissão, sabe transferir e mobilizar o conhecimento científico atualizado, de forma critica, informada e ética na sua prática

–  deter o domínio e compreensão crítica de teorias e princípios que o tornam apto a resolver problemas de enfermagem

– desenvolver capacidades de liderança e gestão de projetos e de formação, assumindo a responsabilidade da tomada de decisão nos contextos de trabalho, caracterizados pela complexidade eImprevisibilidade

–  assumir um comportamento diferenciado e promotor do desenvolvimento profissional individual e coletivo, evidenciando habilidades de comunicação.

Os objetivos e competências estão definidos por forma a confluir com os cinco eixos/orientações e diretivas europeias, designadamente os descritores de Dublin: Conhecimento e capacidade de compreensão; Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento/tomada de decisões; Comunicação; Competências de autoaprendizagem.

Os licenciados em enfermagem da ESSATLA veêm o seu curso reconhecido pela Ordem dos Enfermeiros, estando habilitados a prestar cuidados gerais, de acordo com o preconizado no Regulamento do Exercício Profissional de Enfermagem (REPE), ao individuo, família e comunidade, em todos os setores do serviço nacional de saúde (Público ou Privado): Hospitais, Rede de Cuidados de Saúde Primários, Rede de Cuidados Continuados Integrados, Rede de Cuidados Paliativos, Clínicas, Empresas, ou como profissionais liberais.

A ESSATLA tem protocolos com várias entidades empregadoras tanto a nível nacional como internacional.

Segundo dados da Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em 2017 a enfermagem foi uma das profissões com maior índice de empregabilidade a nível nacional. Em 2017, 86,8% dos diplomados em enfermagem da ESSATLA começaram a trabalhar nos primeiros 3 meses após terminarem o curso.

ESSATLA

Fábrica da Pólvora de Barcarena
2730-036 Barcarena
Portugal

Informações

Telefone: 21 439 82 24 /25 /43

E-mail: info@uatlantica.pt

Centro de Informática

Telefone: 21 439 82 34

E-mail: suporte@uatlantica.pt

TOP