ESSTLA_cor_BPSO - Best Practice Spotlight Academic Organization-01

Em Portugal, à semelhança da Europa, a cultura da qualidade tem-se expandido e conduzido as organizações de saúde na adoção de novas políticas de gestão e melhoria dos cuidados. A enfermagem tem vindo a ganhar visibilidade perante este paradigma, não só na liderança e implementação do processo de mudança organizacional, mas sobretudo na influência direta nas componentes criticas da qualidade dos cuidados. Cabe aos enfermeiros fazer cumprir o desiderato da qualidade através da disseminação de boas práticas, para o qual o contributo académico é fundamental do ponto de vista investigativo e de divulgação, estimulando também nos estudantes o desenvolvimento contextualizado de competências de planeamento, intervenção e avaliação de práticas baseadas na evidência.

Neste sentido, a Universidade Atlântica assume-se como pioneira numa parceria com uma das mais influentes associações de enfermagem do mundo a Registered Nurses Association of Ontario, tornando-se assim a primeira Best Practice Spotlight Academic Organization de Portugal.

Através do Best Practice Guideline Program já foram produzidas em todo o mundo mais de 50 guias orientadoras de boas práticas, entre várias ferramentas de apoio à implementação, avaliação e tomada de decisão. O objetivo é tornar mais consistente a qualidade dos cuidados de enfermagem; divulgar a evidência científica das boas práticas; e, em última análise, mas não menos importante, influenciar políticas de saúde que maximizem os benefícios para os utentes, profissionais e organizações.

A uniformização e comparação de boas práticas, o alinhamento da profissão e do ensino de enfermagem com as expetativas internacionais, e a visibilidade e credibilidade científica, são apenas alguns dos benefícios provenientes de uma parceria desta natureza, que acrescem valor aos resultados obtidos em termos de qualidade esperada.