Pós-Graduação em Terapia Manual na Disfunção Musculoesquelética

A Atlântica criou a pós-graduação em Terapia Manual na Disfunção Músculo-esquelética, curso que visa formar profissionais especializados em terapias manuais. A Fisioterapia na área da músculo-esquelética é uma área de conhecimento e de intervenção essencial a todos os fisioterapeutas que desejam adquirir e/ou aprofundar as suas competências técnicas e científicas. A sua transversalidade torna-a essencial, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento e crescimento do Fisioterapeuta enquanto profissional de saúde autónomo.

Esta pós-graduação vem possibilitar a actualização de conhecimentos específicos, permitindo evoluir na profissão através do desenvolvimento de um espírito crítico e de uma capacidade de resposta aos desafios da inovação e do progresso.

Sendo a investigação nesta área muito vasta os Fisioterapeutas sentem uma crescente necessidade de actualização de conhecimentos. A Universidade Atlântica, vem deste modo oferecer a possibilidade de contribuir para este desafio.

Objectivo Geral

Desenvolver nos fisioterapeutas as competências ao nível das terapias manuais que lhes permitem avaliar, diagnosticar e intervir baseando-se numa análise crítica da evidência científica na área das disfunções músculo-esqueléticas.

Desenvolver as competências dos fisioterapeutas com o objectivo de aprofundar todo o processo da sua intervenção baseado na avaliação da postura e do movimento de forma a prevenir e minimizar o processo de lesão.

Objectivos Específicos

1) Desenvolver competências no uso de diferentes estratégias de avaliação para identificar as alterações posturais que poderão estar na base de adaptações e compensações biomecânicas.

2) Desenvolver competências no uso de diferentes estratégias de intervenção perante o tipo de disfunção, relacionando o conhecimento do movimento humano com as alterações biomecânicas e os mecanismos neuro-fisiológicos que estão na base da dor e disfunção do movimento.

3) Desenvolver competências para adopção de uma prática baseada na evidência, proporcionando investigação centrada na avaliação, medição e intervenção.

4) Aprofundar as competências obtidas no decorrer de um 1º ciclo de estudos, no quadro de uma abordagem científica multidisciplinar para intervir no tratamento de disfunções músculo-esqueléticas.

5) Aumentar a capacidade para desenvolver o espírito crítico e o raciocínio clínico na resolução de novos problemas.

Público-alvo

O curso é destinado a Fisioterapeutas que pretendam seguir um programa de pós graduação em Terapia Manual.

Fisioterapeuta Especialista Graça Barros

Fisioterapeuta Prof. Doutor João Vaz

ESSATLA

Fábrica da Pólvora de Barcarena
2730-036 Barcarena
Portugal

Informações

Telefone: 21 439 82 24 /25 /43

E-mail: info@uatlantica.pt

Centro de Informática

Telefone: 21 439 82 34

E-mail: suporte@uatlantica.pt

TOP