Pós-Graduação em Doente Crítico

A Atlântica criou a pós-graduação em Doente Crítico, curso que visa especializar profissionais em situações de urgência e emergência. Atualmente, o Sistema Integrado de Emergência Médica a par da reestruturação dos serviços de urgência hospitalares, com a introdução individualizada da sala de emergência e ressuscitação, bem como a definição de unidades de cuidados com suporte avançado de vida e vias verdes, conduziram a uma necessidade premente de formar médicos e enfermeiros na área global do Doente Crítico.

A Medicina do Doente Crítico surge assim sustentada pelos denominadores comuns essenciais: científicos, técnico-pedagógicos e logísticos, da reanimação e do suporte das funções vitais deste tipo de paciente.

Deste modo, da extensa informação clínica atual torna-se necessário selecionar e congregar conteúdos programáticos e procedimentos específicos numa Pós-graduação que integra as diversas disciplinas aplicáveis na área da Medicina do Doente Crítico: Urgências Obstétricas e Neonatais, Emergências Pediátricas, Reanimação do Adulto, Trauma, Cuidados Intensivos e gestão de Situações de Exceção e Medicina de Catástrofe.

Objectivo Geral:
– Habilitar os licenciados em Medicina e Enfermagem, com os conhecimentos avançados na área do Doente Crítico, para o desenvolvimento da sua intervenção em contexto de Emergência Pré e Intra-hospitalar, Trauma e Situações de Exceção.

Objectivos Específicos:
– Adquirir conhecimentos na área do Doente Crítico;

– Disponibilizar a médicos e enfermeiros a possibilidade de realizarem cursos acreditados nacional e internacionalmente na área do Doente Crítico

– Promover a realização de cursos com simulação clínica avançada nas áreas da Emergência Médica, Trauma, Pediatria, Obstetrícia, Anestesiologia, Cuidados Intensivos e Catástrofe.

Público-alvo

Médicos e Enfermeiros

Paulo Oliveira – Enfermeiro no Serviço de Medicina Intensiva do CHUC-HUC; Enfermeiro Especialista em Enfermagem; Médico-Cirúrgica, vertente do Doente Crítico; Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduado em Urgência/Emergência; Pós-Graduado em Economia e Gestão em Organizações de Saúde;Instrutor Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED.

Miguel Louro – Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar de Santa Maria – Benedita. Médico Responsável pelo Controlo Doping na Autoridade de Antidopagem de Portugal. Médico de VMER do Centro Hospitalar Oeste – Unidade de Caldas da Rainha. Pós-Graduação em Medicina Desportiva. Orientador de Formação do Internato de Medicina Geral e Familiar. Instrutor Internacional dos Cursos: EMPACT e ITLS.

Carmén Noivo – Enfermeira Especialista no Serviço de Urgência Médico-cirúrgica e VMER do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha. Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-cirúrgica, vertente do Doente Crítico. Instrutora Nacional do Conselho Português de Reanimação (CPR). Instrutora Internacional da American Heart Association (AHA). Instrutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise, EMPACT e ACLS.

Rui Barbosa – Enfermeiro no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho. Pós-Graduado em Enfermagem Forense. Instrutor Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, ITLS, EMPACT e ACLS

Joana Sequeira – Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Médica interna Medicina Interna Centro Hospitalar Oeste Caldas da Rainha. Médica Viatura Médica Emergência e Reanimação. Instrutora Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, ITLS, EMPACT e ACLS.

Ana Marques – Médica Interna da Especialidade de Medicina Interna no Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha. VMER do Centro Hospitalar Oeste – Unidade de Caldas da Rainha. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa. Bombeira de 2ª nos Bombeiros Voluntários de Óbidos. Instrutora Internacional dos Cursos: ITLS e EMPACT.

Gustavo Capelão – Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Médico interno Cirurgia Geral no Centro Hospitalar Leiria. Médico Viatura Médica Emergência e Reanimação. Instrutor Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, ITLS e EMPACT.

Joana Taborda – Enfermeira no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Mestrado em Enfermagem – Área de Gestão de Unidades de Cuidados. Pós-Graduação em Trauma. A concluir: Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instrutora Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, ITLS, EMPACT e ACLS.

Cláudia Cruz – Enfermeira no Serviço de Urgência do CHUC, EPE – Pólo HUC. Pós-Graduação: Curso Superior de Medicina Legal e Ciências Forenses. Por concluir: Pós-Licenciatura de Especialização e Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instrutora Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, ITLS, EMPACT e ACLS.

Tiago Costa – Enfermeiro no Serviço de Medicina Intensiva do CHUC-HUC. Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Pós-Graduado em Urgência e Emergência Hospitalar. Mestre em Sociopsicologia da Saúde. Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica;Instrutor Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED.

Sérgio Filipe Correia Marques – Enfermeiro no Serviço de Medicina Intensiva – Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Enfermeiro Formador em Processo RVCC-Pro Agente em Geriatria no Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro Regional de Formação de Coimbra. Mestrando do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Viseu;Instrutor Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED.

ESSATLA

Fábrica da Pólvora de Barcarena
2730-036 Barcarena
Portugal

Informações

Telefone: 21 439 82 24 /25 /43

E-mail: info@uatlantica.pt

Centro de Informática

Telefone: 21 439 82 34

E-mail: suporte@uatlantica.pt

TOP