Pós-Graduação em Bloco Operatório

A PG adopta uma óptica de abrangência multi e transdisciplinar, com o intuito de complementar conhecimentos em Cirurgia e particularmente nas intervenções específicas do Intraoperatório, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos e competências dos profissionais em áreas altamente diferenciadas como são as de Circulação, Anestesia, Instrumentação, Ferida Cirúrgica, Segurança do Bloco Operatório, Controlo de Infecção e Esterilização e o conceito de Cirurgia do Ambulatório.

O grupo de formadores é constituído por profissionais diferenciados, com experiência reconhecida nas diferentes temáticas, em exercício profissional e por conseguinte, actualizados em relação às necessidades sentidas pelos formandos, realidade da prática e seus constrangimentos.

A formação de recursos humanos em Enfermagem Perioperatória pressupõe, em termos gerais, oferecer uma visão ampla e reflexiva de todos os aspectos relativos ao tema, tendo em conta que o Bloco Operatório é, ao mesmo tempo, uma disciplina e uma prática.

Os conteúdos teórico-práticos no contexto do Bloco Operatório são adquiridos através do desempenho profissional e carecem de ancoragem teórica especializada e de prática simulada que conduzam a uma maior destreza e a um conhecimento mais profundo face a situações reais. As temáticas a abordar visam a segurança das práticas, centrando-as na segurança e conforto do Doente, o alvo da nossa acção. Considera-se, também, que os profissionais necessitam de formação para o desempenho a fim de poderem optimizar o seu desempenho.

Os conteúdos formativos ancoram-se nos conceitos, modelos teóricos e práticas recomendadas pela Associação de Enfermeiros de Sala de Operações (AESOP) e pela Associação Nacional de Esterilização (ANES).

Objetivos Gerais

Adquirir e/ou aprofundar conhecimentos em Bloco Operatório para formar profissionais de saúde de nível superior apetrechando-os com competências teórico-práticas nos domínios clínicos e cirúrgicos.

Objetivos Específicos

Adquirir e/ou aprofundar conhecimentos em Bloco Operatório para formar profissionais de saúde de nível superior apetrechando-os com competências teórico-práticas nos domínios clínicos e cirúrgicos.
Reconhecer conceitos teórico-práticos de Anestesia, Circulação e Instrumentação.
Distinguir regras de Segurança a adoptar em Bloco Operatório.
Os participantes devem poder executar correctamente posicionamentos e colocação de mesas de instrumental para Cirurgia.
Aplicar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos em ferida cirúrgica e o seu encerramento.
Dominar o processo de Esterilização e a sua importância para a Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde.
Conhecer e aplicar os princípios da Cirurgia Segura da OMS.

Publico-alvo

O Curso de Pós-Graduação em Bloco Operatório destina-se a enfermeiros e outros profissionais de saúde com grau académico de licenciado, com interesse na prática de Intraoperatório.

Docentes

Ana Paula Couto
Alice Ventura
Conceição Reis
Isabel Júlio
Isabel Neves
João Raposo
Lurdes Pinto
Teresa Ribeiro

ESSATLA

Fábrica da Pólvora de Barcarena
2730-036 Barcarena
Portugal

Informações

Telefone: 21 439 82 24 /25 /43

E-mail: info@uatlantica.pt

Centro de Informática

Telefone: 21 439 82 34

E-mail: suporte@uatlantica.pt

TOP